domingo, 31 de outubro de 2010

O laço de fita - Castro Alves

Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...
Prendi meus afetos, formosa Pepita.
Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.


Na selva sombria de tuas madeixas,
Nos negros cabelos da moça bonita,
Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem,
Formoso enroscava-se
O laço de fita.


Meu ser, que voava nas luzes da festa,
Qual pássaro bravo, que os ares agita,
Eu vi de repente cativo, submisso
Rolar prisioneiro
Num laço de fita.


E agora enleada na tênue cadeia
Debalde minh'alma se embate, se irrita...
O braço, que rompe cadeias de ferro,
Não quebra teus elos,
Ó laço de fita!


Meu Deusl As falenas têm asas de opala,
Os astros se libram na plaga infinita.
Os anjos repousam nas penas brilhantes...
Mas tu... tens por asas
Um laço de fita.


Há pouco voavas na célere valsa,
Na valsa que anseia, que estua e palpita.
Por que é que tremeste? Não eram meus lábios...
Beijava-te apenas...
Teu laço de fita.


Mas ai! findo o baile, despindo os adornos
N'alcova onde a vela ciosa... crepita,
Talvez da cadeia libertes as tranças
Mas eu... fico preso
No laço de fita.


Pois bem! Quando um dia na sombra do vale
Abrirem-me a cova... formosa Pepital
Ao menos arranca meus louros da fronte,
E dá-me por c'roa...
Teu laço de fita

Um comentário:

  1. Poesia pra Tairane
    Traço Phino
    Em seus traços phinos
    tracei teu ser
    que encanta e encandeia
    numa perfeita sintonia
    entre o belo e a essencia tua
    morena Colen
    a abelha já polinizou teu polen
    já tens a beleza da lua
    e o brilho da estrela mais bela
    inspiração pra qualquer poeta
    irradia a luz do sol seu sorriso
    todos os versos crêem nisso
    Buscas o conhecimento
    através das pessoas
    e que todas ao seu redor sejam boas
    assim como teu semblante ilumina a tudo e a todos
    e versa sempre, que teus amigos gostam
    a poesia será sempre tua aliada
    sob o sol na praia
    ou a noite, em lua prateada!
    Marcos - Pará

    ResponderExcluir

Das Palavras Que Foram Ao Vento

    Eu sei, você sabe, esse discurso já está cada vez mais repetitivo e acredito que nós dois concordamos em encerrar de uma vez esse capí...